Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Mais três empresas são declaradas inidôneas pela CGU

há 10 anos

A Controladoria-Geral da União declarou nesta quinta-feira (19) a inidoneidade de mais três empresas, pela prática de irregularidades na execução de contratos com órgãos públicos: Consultoria de Engenharia HSZ Ltda., Cirúrgica Erechin Ltda. e Equifarma Comércio de Equipamentos Hospitalares Ltda. A decisão está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20).

A CGU detectou que a Consultoria de Engenharia HSZ Ltda. realizou pagamento de benefícios e propinas diretas e indiretas a servidores do Departamento Nacional de Infraestruturas e Transportes (DNIT), responsáveis por fiscalizar os serviços da HSZ.

Conforme parecer do processo administrativo conduzido contra a empresa, a HSZ conseguiu obter informações privilegiadas dos servidores do DNIT, os quais se desviaram dos seus propósitos originais e passaram a atuar em prol de um interesse privado duplo. De acordo com o relatório, havia uma relação íntima entre a empresa e o órgão público, pautada em troca de favores e cheques a servidores públicos.

O processo administrativo da HSZ foi instaurado após investigações promovidas pela Operação Mão Dupla, realizada em conjunto com a Polícia Federal, em 2010, que já resultou na inidoneidade da Construtora Delta, da RNR Consultoria de Engenharias Ltda., da NBR Engenheiros Consultores Ltda. e da Construtora G&F Ltda.

Saúde

Já as empresas Cirúrgica Erechin Ltda. e Equifarma Comércio de Equipamentos Hospitalares Ltda. foram declaradas inidôneas em decorrência de prática de manobras fraudulentas, conluio e pagamento de propina em processos licitatórios destinados à aquisição de remédios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. O processo é resultado da Operação Saúde, realizada em conjunto com a Polícia Federal, em 2011.

Segundo as apurações, restou comprovada a combinação de preços entre as empresas e os servidores públicos dos municípios envolvidos, manobra que causou prejuízos consideráveis ao erário, uma vez que os medicamentos eram adquiridos por valores superfaturados. O pagamento de propina, portanto, tinha a finalidade de fazer as duas empresas ambas de propriedade do mesmo grupo de pessoas, o que facilitava as combinações e simulações obterem vantagem nos procedimentos licitatórios dos quais participavam.

No mesmo processo, decidiu-se pela absolvição das empresas Centromedi Comércio de Produtos Hospitalares e Prestomedi Distribuidora de Produtos para Saúde Ltda. pela ausência de elementos que comprovassem a participação de ambas no esquema fraudulento.

Com a declaração de inidoneidade, as três empresas ficam proibidas de contratar com quaisquer órgãos da Administração Pública e passam a integrar o Cadastro das Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), criado e mantido pela CGU.

Assessoria de Comunicação Social

  • Publicações2241
  • Seguidores623446
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações178
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-tres-empresas-sao-declaradas-inidoneas-pela-cgu/112267628

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Infelizmente ainda vivemos em um País onde a corrupção anda de mãos dadas com alguns Orgãos do Governo. continuar lendo

CGU,, e outros,e infelizmente, também parte dos tribunais indicados pelo Executivo, são altamente suspeitos em suas decisões, dados manipulados, num gasto desmedido com as paralisações e seguimentos, das obras, tendo em vista essas empresas bancarem as campanhas eleitorais. continuar lendo

Há se a PF e a CGU atuasse no município de Caaporã, PB, onde há quase duas décadas os recursos da prefeitura (incluídos os repassados pelo Estado da Paraíba e pela União) são utilizados como recursos particular do prefeito João Batista Soares. E ele se gaba de que nada acontece com ele porque tem influência com a cúpula do judiciário, MP e Legislativo. Se isso é verdade ou não, o fato é que até o presente ele nada sofreu do ponto de vista legal por ter ficado milionário em razão do uso particular dos recursos do município. continuar lendo