Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CGU aplica punições a servidores e ex-servidores do MTur, MPS, Hospital de Bonsucesso e DNIT

    Entre as penalidades há demissão, conversões de exoneração em destituição de cargo em comissão e suspensões

    há 9 anos

    A Controladoria-Geral da União (CGU) aplicou, no último dia 16, uma série de penalidades a servidores e ex-servidores públicos federais. São processos relativos a temas que envolvem agentes públicos dos ministérios do Turismo e da Previdência Social, além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Hospital do Bonsucesso, no Rio de Janeiro. A decisão pode ser conferida no Diário Oficial da União.

    Ministério do Turismo

    A CGU aplicou a pena de demissão à assistente técnica do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Kerima Silva Carvalho, devido a irregularidades em convênio de mais de R$ 23 milhões celebrado entre o Ministério do Turismo e a Fundação Universa, para qualificar profissionais do segmento turismo. A decisão foi baseada nos incisos XI e XV, do artigo 117, da Lei 8112/90.

    Em outra decisão, a CGU decidiu pela conversão da exoneração em destituição de cargo em comissão – punição equivalente à demissão para os servidores comissionados – ao ex-diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Edimar Gomes da Silva, com base nos incisos I e III do artigo 116 da Lei 8112/90.

    Convênio entre MPS/INSS e Cetead

    A Controladoria concluiu também pela conversão da exoneração em destituição de cargo em comissão da ex-chefe de gabinete do ministro da Previdência Social, Patrícia Teixeira Fraga, por práticas irregulares contra a Administração Pública. O processo apurou que a servidora, lotada no gabinete do ministro entre 1998 e 2001, praticou infração grave na formalização e nas atividades de supervisão, gerenciamento e fiscalização da execução de convênio firmado entre o Ministério da Previdência Social/Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Centro Educacional de Tecnologia em Administração (Cetead). O objetivo do convênio era modernizar agências do INSS.

    Pela decisão, Patrícia Teixeira Fraga descumpriu os deveres previstos nos incisos I, II, III, VII e IX do artigo 116 e praticou as condutas proibidas nos incisos IX e XV do artigo 117, bem como no inciso X do artigo 132, da Lei 8112/90.

    DNIT

    Por conta de irregularidades na celebração, acompanhamento e aprovação de plano de trabalho criado para desenvolver projeto Painel de Controle, ferramenta para auxiliar a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na tomada de decisão, o ex-diretor-executivo do DNIT, José Henrique Coelho Sadok de Sá, teve a exoneração convertida em destituição de cargo em comissão.

    A decisão levou em conta o descumprimento dos deveres contidos nos incisos I e III do artigo 116 da Lei 8112/90; incorrido em condutas proibidas do inciso XV, do artigo 117, incisos VII e IV, do artigo 132, da Lei 8112/90; e, ainda, o caput do artigo 10 da Lei 8429/92.

    Ainda referente ao caso, outra decisão concluiu pela suspensão por 75 dias do coordenador-geral de Modernização e Informática do DNIT, Lindorf de Souza Lima Carrijo, com base no inciso I do artigo 116 da Lei 8112/90. No entanto, essa punição já se encontra prescrita.

    Hospital Geral de Bonsucesso

    Com base em relatório de auditoria especial realizado pela CGU nos Hospitais Federais do Rio de Janeiro em 2011, a ex-diretora Administrativa do Hospital Geral de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, Leila Regina de Oliveira Gonçalves de Carvalho, também recebeu a pena de conversão da exoneração em destituição do cargo em comissão.

    No processo, foram apurados dois pregões eletrônicos e os subsequentes contratos celebrados entre o Hospital Federal de Bonsucesso e a empresa Test Far. O relatório constatou o direcionamento das pesquisas de preço realizadas na licitação e nas renovações de contrato, de forma a manter a prestação de serviços pela empresa Test Far. Pela apuração, houve irregularidades na pesquisa de preços (para a locação de sistema único de bacteriologia) e na avaliação da vantajosidade de contrato para a Administração Pública (locação de sistema modular para serviço de bacteriologia).

    Na mesma decisão, foram punidos: José Roberto Lannes Abib (suspensão por 90 dias); Rosane Lopes Fialho de Oliveira (suspensão por 7 dias); Roberto Neves da Fonseca (suspensão por 7 dias); Dircymary Barbosa do Nascimento (suspensão por 7 dias); e Lourdes Maia de Araújo (suspensão por 7 dias). A punição de todos é decorrente do descumprimento dos deveres presentes nos incisos I, II, III e VII do artigo 116 da Lei 8112/90.

    • Publicações2241
    • Seguidores623454
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações248
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cgu-aplica-punicoes-a-servidores-e-ex-servidores-do-mtur-mps-hospital-de-bonsucesso-e-dnit/159455896

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Art. 117

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CIVEL (AC): AC XXXXX-80.2013.4.01.3809

    Peçahá 5 dias

    Petição - TJPA - Ação Reintegração ou Readmissão - Procedimento Comum Cível - contra Ministério Público do Estado do Pará e Instituto de Previdencia e Assistencia do Municipio de Belem

    Rodrigo Pires Advogados Associados, Advogado
    Artigoshá 2 meses

    Série Perguntas Frequentes: Assédio Sexual enquadra em Improbidade Administrativa?

    Rodrigo Pires Advogados Associados, Advogado
    Artigoshá 2 meses

    Estou respondendo um PAD, quais penas posso sofrer?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)