Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CGU e PF desmontam esquema de desvio de verbas públicas por prestadoras de transporte escolar

    Ação, realizada nesta quinta (10) em Pernambuco, tem foco nas empresas A.R Resendis e A.G Serviços, que teriam recebido de forma fraudulenta, nos últimos quatro anos, valores acima de R$ 50 milhões

    há 9 anos

    A Controladoria-Geral da União (CGU) participa na manhã desta quinta-feira (10), em parceria com a Polícia Federal em Pernambuco, da Operação Carona, destinada a reprimir crimes de fraudes na contratação de empresas prestadoras de transporte escolar utilizando para isso verbas públicas, em especial do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) do Ministério da Educação. O principal foco da ação são as empresas A.R Resendis e A.G Serviços, que teriam recebido de forma fraudulenta, nos últimos quatro anos, valores acima de R$ 50 milhões de reais.

    Um dos trabalhos que embasou o inquérito policial foi o Relatório de Fiscalização da CGU elaborado por ocasião da 38ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, que registra superfaturamento na contratação de transporte escolar pelo município de Limoeiro (PE) com a A.R. Resendis e subcontratação integral dos serviços e restrição à competitividade.

    Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife (01), Caruaru (01), Serra Talhada (01), Carpina (02), Limoeiro (03), Glória do Goitá (05) e Passira (02) expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região em razão da prerrogativa de foro privilegiado dos prefeitos investigados.

    As investigações tiveram início em 2014 através de denúncias e informações. Com o decorrer das diligências chegou-se a descobrir que, mesmo antes da licitação, já se sabia qual empresa seria a vencedora para prestar o serviço de transporte escolar nas respectivas prefeituras.

    No último dia 10 de junho, ainda durante as investigações, uma das testemunhas que trouxe notícias dos crimes perpetrados em Glória de Goitá (PE) sofreu atentado e foi inserida no programa de proteção a testemunhas. A Operação conta a participação de 65 policiais federais e sete analistas da CGU.

    • Publicações2241
    • Seguidores623454
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cgu-e-pf-desmontam-esquema-de-desvio-de-verbas-publicas-por-prestadoras-de-transporte-escolar/237881759

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)