Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CGU esclarece informações sobre o Bolsa Família

    Notícias veiculadas na mídia sobre o Bolsa família fazem referência a relatórios da CGU sobre o programa. Leia esclarecimentos

    há 8 anos

    Tendo em vista notícias veiculadas na mídia sobre o Programa Bolsa família que fazem referência a relatórios da CGU sobre o assunto, esta Controladoria esclarece:

    • O Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo (RAV) nº 07, do Programa Bolsa Família, finalizado em outubro/2012, publicado em http://sistemas2.cgu.gov.br/relats/uploads/2427_%20RAv%2007.pdf, consolidou os resultados de fiscalizações realizadas em 401 municípios (entre 2007 e 2011), cuja metodologia se baseou na visita in loco de 11.686 famílias selecionadas em amostra para coleta de indícios de recebimento indevido do benefício, tendo como referência o critério vigente à época (renda mensal per capita familiar inferior a R$ 140,00).



    • Ao final dos trabalhos, evidenciou-se que 278 famílias (2,4% do total visitado) possuíam renda superior à estipulada pela legislação vigente à época e outras 782 (6,7% do total visitado) apresentavam indícios de renda superior à estipulada pela legislação. Cabe registrar que as observações feitas pela CGU não indicam necessariamente o descumprimento das regras do Programa, já que o critério de elegibilidade considera a renda anual da família. Registre-se ainda que os percentuais referem-se exclusivamente aos 401 municípios fiscalizados, não podendo ser feita inferência para todo o universo de municípios, conforme esclarecido no próprio relatório (págs. 19/20).



    • Em trabalhos mais recentes (a serem posteriormente publicados), a CGU e o MDS identificaram, por intermédio de cruzamentos de bases de dados realizados em 2014, que do total de 13,5 milhões de famílias cadastradas no programa, 664.166 (4,9% do total) apresentavam possibilidade de não atendimento às condições de elegibilidade para o Programa. O MDS incluiu estas famílias nos processos de Fiscalização, Revisão ou de Averiguação Cadastral para a confirmação dos dados registrados no Cadastro Único, tendo sido verificadas a totalidade dos indícios apontados pela CGU.



    • Os trabalhos de auditoria realizados pela CGU e de monitoramento por meio de averiguação e revisão cadastral pelo MDS sobre o Programa Bolsa Família vêm permitindo a adoção de medidas estruturantes pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) no sentido de aprimorar os controles e procedimentos internos relacionados com a verificação da renda das famílias de maneira mais célere e segura por meio de cruzamento de dados realizado pelo próprio MDS. Todas as providências recomendadas nos relatórios são acompanhadas pela CGU junto ao Ministério.
    • Publicações2241
    • Seguidores623448
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cgu-esclarece-informacoes-sobre-o-bolsa-familia/255813821

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)