Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério da Transparência investiga fraudes em licitação em Pernambuco

    Ação ocorre em parceria com PF, MPF e TCE. Valores de recursos públicos desviados pode chegar a R$ 100 milhões

    há 7 anos

    O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrou, nesta quarta-feira (15), em Pernambuco, a Operação Cosa Nostra, que visa desarticular organização criminosa que fraudava licitações nos municípios de Agrestina, Caruaru, Garanhuns e São João. A ação é realizada em parceria com a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

    A investigação constatou a participação de agentes públicos municipais em diversas irregularidades envolvendo a contratação de empresas para benefício de cartel composto de sócios-laranjas. A fraude dos processos licitatórios ocorria principalmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Os valores de recursos públicos destinados às empresas investigadas giram em torno de R$100 milhões e envolvem 10 prefeituras.

    Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão para coletar material comprobatório para subsidiar as investigações. Também serão indiciados oito suspeitos, entre políticos, representantes de empresas e servidores públicos, que serão responsabilizados nos crimes de frustação de caráter competitivo de licitação, fraude na contratação, corrupção ativa e passiva, crime de responsabilidade, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

    • Publicações2241
    • Seguidores623449
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-da-transparencia-investiga-fraudes-em-licitacao-em-pernambuco/430739116

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)