Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Torquato Jardim destaca ações anticorrupção para empresários da construção civil

    Ministro citou medidas de integridade, capacitação de gestores públicos e acordos de leniência no 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção

    há 7 anos

    O ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Jardim, participou, nesta sexta-feira (26), em Brasília (DF), no 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). O evento reuniu mais de 500 empresários e especialistas para discutir os desafios do mercado e da economia relativos a área. Jardim fez parte do painel “O Brasil do Futuro: As Oportunidades em um Novo Ambiente de Negócios”, ao lado dos ministros Henrique Meirelles e Ronaldo Nogueira, das áreas da Fazenda e Trabalho, respectivamente.

    Jardim abordou os acordos de leniência negociados junto às construtoras envolvidas na Operação Lava Jato. Ele enfatizou que essa tarefa do Ministério da Transparência não tem sido bem compreendida. “Há críticas desinformadas. Não é anistia. A interpretação inteligente da Lei Anticorrupcao sugere que elas sejam reinseridas, com responsabilidade, na cadeia geradora de riquezas”. Ele explicou que a ideia é calcular o máximo de multa que a empresa pode pagar sem perder sua capacidade econômica de continuar no mercado. “Não é anistia. Reintegrá-las é ato de inteligência. Perdoá-las é ato de corrupção”, enfatizou.

    A CGU, no âmbito da Lava Jato, instaurou procedimentos administrativos de responsabilização (PARs) contra 29 empresas. Destas, seis foram declaradas inidôneas (Mendes Júnior, Skanska, Iesa Óleo e Gás, Jaraguá Equipamentos Industriais, GDK S/A e Alumini Engenharia). Outras três tiveram o processo arquivado por falta de provas (NM Engenharia, Egesa e Niplan). Das 20 restantes, 12 manifestaram interesse em fazer acordo de leniência. Todos estão em negociação, sendo quatro em estágio avançado. Nenhum foi firmado até a presente data.

    Ações Prioritárias

    O ministro da Transparência também elencou as ações prioritárias da CGU para fomentar a integridade nas relações comerciais entre o setor público e o privado; bem como as medidas para fortalecer a prevenção e o combate à corrupção na Administração Pública – nas diferentes esferas (Federal, municipal e estadual) e cenários (nacional e estrangeiro). Entre as ações, destacam-se:

    • Publicações2241
    • Seguidores623446
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/torquato-jardim-destaca-acoes-anticorrupcao-para-empresarios-da-construcao-civil/462964788

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)