Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministros debatem papel da governança pública no combate à corrupção

    Durante seminário de 25 anos da AGU, Wagner Rosário e Raimundo Carreiro destacaram importância do fortalecimento das instituições

    há 6 anos

    O ministro da Transparência e da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, participaram do painel “O papel da Governança Pública no combate à corrupção”, realizado na manhã desta sexta-feira (9/8) como parte da programação do seminário de celebração dos 25 anos da Advocacia-Geral da União (AGU). No evento, foram discutidas questões como as raízes da corrupção no Brasil e as medidas adotadas pelos órgãos de controle do setor público para mitigar e prevenir a corrupção.

    Durante a palestra, o ministro Wagner Rosário apontou a importância do trabalho de mudança de cultura. “Imagine um governo federal que precisa trabalhar para mudar a cultura de um país, que hoje responde a um ciclo vicioso de corrupção que gera desigualdade social, desperdício de dinheiro público. Esse é um aspecto que estamos tentando trabalhar”, disse, lembrando que a CGU está celebrando uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) e instituições educacionais para implantar em médio prazo disciplinas sobre ética e cidadania nos currículos escolares do ensino fundamental.

    A CGU apresentará em abril uma política de integridade para os órgãos e entidades do Governo Federal. A iniciativa tem por objetivo a adoção de medidas voltadas à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção. De acordo com o ministro da CGU, a integridade pública precisa estar ancorada em três pilares: liderança, estratégia e controle. “A extensão territorial e a capilaridade dos municípios do país exigem um nível desafiador de governança”, ressaltou.

    Por sua vez, Raimundo Carreiro delineou diversos momentos em que a questão da corrupção esteve em evidência no país nas últimas décadas, destacando o aspecto histórico da questão. “Não podemos nos esquecer, no entanto, dos avanços históricos do Brasil no contexto do combate à corrupção”, pontuou o presidente do TCU.

    Na palestra, os ministros discutiram, ainda, casos de irregularidades na gestão pública e enfatizaram a importância do fortalecimento das instituições e da conscientização da população, assim como o papel da imprensa, no combate à corrupção no país.


    Com informações da Ascom/AGU

    • Publicações2241
    • Seguidores623462
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministros-debatem-papel-da-governanca-publica-no-combate-a-corrupcao/554778561

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)