Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo Federal lança guia para aprimorar formulação de políticas públicas

    Resultado de discussões envolvendo Casa Civil, CGU, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Ipea, livro será apresentado nesta sexta (23), em Brasília

    há 6 anos

    Uma publicação que servirá como referência para construção e avaliação de políticas públicas no país, tanto no âmbito federal como nos Estados e municípios, o guia Avaliação de Políticas Públicas - Guia Prático de Análise Ex Ante será lançado nesta sexta-feira, dia 23, durante seminário na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. Aberto ao público, o lançamento ocorrerá das 8h30 às 12h, no auditório Divonzir Gusso, com a presença de representantes de órgãos e entidades federais.

    O guia é fruto de discussão técnica coordenada pela Casa Civil, no âmbito do Comitê Interministerial de Governança (CIG), envolvendo CGU, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Ipea. O objetivo é que a publicação sirva de base para todos os ministérios e, numa segunda etapa, que chegue aos Estados e municípios para melhor orientação na elaboração das políticas locais.

    A publicação reúne orientações práticas sobres as principais etapas, como desenho, implementação e análise de impactos das políticas públicas do Governo Federal. Dois programas são tomados como exemplos ao longo das seções, de forma a facilitar a compreensão e assimilação das orientações para aplicação a casos reais. O guia apresenta ainda discussões sobre os riscos fiscais e orçamentário-financeiros, assim como estratégias para o monitoramento, o controle social e a avaliação, com exemplos de boas práticas e experiências internacionais de países como Inglaterra e Chile.

    Seminário

    A mesa de abertura do seminário de lançamento do guia contará com a participação do secretário federal de Controle Interno, Antônio Carlos Leonel, representando a CGU. Participam também: Alexandre Ywata, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea; Marcelo Pacheco dos Guaranys, subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República; Walter Baere, secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento; e Mansueto Almeida Júnior, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

    O primeiro painel abordará a visão de instituições envolvidas na avaliação de políticas públicas. Em seguida, ocorrerá a apresentação do Guia Prático de Análise Ex Ante, com as participações de Fabiana Rodopoulos, subchefe-adjunta de Finanças Públicas da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Alexandre Gomide, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Francisco Gaetani, presidente da Enap, e Manuel Augusto Alves Silva, diretor-geral da Esaf.

    Acesse a programação completa

    Para participar do evento, é necessária a confirmação de presença. Para isso, basta enviar e-mail para: eventos@ipea.gov.br

    Serviço
    Seminário de lançamento do livro Avaliação de Políticas Públicas - Guia Prático de Análise Ex Ante
    Data: 23 de março de 2018
    Horário: 8h30 às 12h
    Local: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso, subsolo

    • Publicações2241
    • Seguidores623442
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-federal-lanca-guia-para-aprimorar-formulacao-de-politicas-publicas/558491259

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)