Ação Global: Ouvidorias prestam orientações sobre serviços públicos
Em iniciativa do Ministério da Transparência (CGU), cidadãos também poderão registrar denúncias e reclamações nas esferas federal, estadual e municipal. Evento acontece em 27 cidades do país
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) - por meio da Ouvidoria-Geral da União - participa, neste sábado (26), simultaneamente em 27 cidades do país, da 25ª edição da Ação Global. Em cada um dos municípios selecionados e no Distrito Federal, será montado o Estande das Ouvidorias Públicas, um local onde os cidadãos poderão receber orientações e registrar denúncias, reclamações, solicitações e sugestões para simplificação sobre serviços públicos em geral, sejam eles federais, estaduais ou municipais.
Conheça os locais da Ação Global
A iniciativa pretende estimular a participação e o controle social na melhoria da gestão, além de ampliar o conhecimento da população sobre os direitos dos usuários de serviços públicos. A CGU também fornecerá orientações sobre utilização de canais eletrônicos de interação entre a sociedade e o Poder Público, entre eles o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV), que desde 2017 vem sendo disponibilizado para estados e municípios, e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC); além de distribuir cartilhas e manuais sobre esses temas.
O trabalho será coordenado pela Ouvidoria-Geral da União, em conjunto com as Unidade Regionais do Ministério da Transparência (CGU) e com os integrantes da Rede de Ouvidorias. Em cada local, o estande contará com a participação de ouvidorias das três esferas administrativas (federal, estadual e municipal), em parceria com órgãos de controle e entidades de defesa da cidadania, como tribunais de contas, ministério público e justiça. As manifestações sobre serviços públicos (denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios) podem ser enviadas de forma identificada ou anônima.
A Ação Global é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Rede Globo. Educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental são foco da atual edição. Ao longo de 25 anos, cerca de 46 milhões de pessoas já conseguiram acesso a serviços básicos de cidadania, qualidade de vida e prevenção de saúde, como emissão de documentos, assistência jurídica e realização de exames médicos.
Mais de 11 mil atendimentos
No ano passado, as ouvidorias públicas prestaram um total de 11,6 mil atendimentos a cidadãos em todo o Brasil, durante a primeira atuação na Ação Global. O balanço se refere ao número geral de orientações fornecidas, recolhimento de manifestações (denúncias, reclamações e solicitações sobre serviços públicos) e pedidos de acesso à informação, nas esferas federal, estatual, distrital e municipal. A Ação Global contou com estandes em 27 cidades selecionadas e no Distrito Federal.
Ouvidoria
A ouvidoria auxilia o cidadão em suas relações com o Poder Público. As manifestações são classificadas de acordo com o que o cidadão deseja, referentes aos serviços públicos em geral, que envolvam ações de agentes, órgãos e entidades.Saiba mais sobre cada tipo:
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