Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comitê de Monitoramento e Avaliação dos Subsídios realiza primeira reunião

    Expectativa é de que trabalhos realizados pela CGU sejam levados ao conhecimento do CMAS e contribuam para a entrega de políticas públicas eficazes

    há 5 anos

    O Comitê de Monitoramento e Avaliação dos Subsídios da União (CMAS) realizou, na última quinta-feira (28), em Brasília (DF), a sua primeira reunião. A Controladoria-Geral da União (CGU) foi representada pelo secretário Federal da Controle Interno, Antônio Carlos Bezerra Leonel, e pelo secretário-adjunto, Gustavo de Queiroz Chaves.

    A expectativa é de que os trabalhos realizados pela CGU, que tenham relação com os temas tratados no CMAS, sejam levados ao conhecimento do Comitê e fortaleçam sua capacidade de contribuir para a entrega de políticas públicas eficazes e de qualidade aos cidadãos.

    O Comitê

    O CMAS foi instituído por meio do Decreto nº 9.588/2018. O Comitê possui natureza consultiva, com a finalidade de monitorar e avaliar, de forma contínua, as políticas públicas financiadas por subsídios da União, principalmente quanto aos seus impactos fiscais e econômicos, de forma a orientar a ação estatal para a geração de valor à sociedade, em consonância com as boas práticas de governança pública.

    Dentre as competências do CMAS, estão estabelecer cronograma de avaliação de políticas públicas, observados os critérios de materialidade e relevância; solicitar informações aos órgãos gestores, em especial aquelas necessárias ao monitoramento e à avaliação; e implementar medidas com vistas a conferir publicidade às suas atividades, de modo a assegurar a transparência ativa de seus atos e a adoção de boas práticas de governança.

    O CMAS é composto por representantes da Casa Civil, do Ministério da Economia e da CGU. A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apoiarão o desenvolvimento das atividades de avaliação e de pesquisa do Comitê, podendo ser também convidados representantes dos órgãos gestores e de entidades representativas de segmentos de atividade e de especialistas com notório saber.

    • Publicações2241
    • Seguidores623446
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comite-de-monitoramento-e-avaliacao-dos-subsidios-realiza-primeira-reuniao/682331367

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)